Trajano de Barros Camargo nasceu em Limeira/SP em 15 de março de 1890, filho de Flamínio Ferreira de Camargo e Cândida Virgínia de Barros. Foi o sexto de dez filhos do casal e herdou do pai o determinismo e a virtude de se antecipar à história. Estudou como interno na Escola Americana em São Paulo, atual Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde se formou em Engenharia Civil com apenas 19 anos, em 1909.
No início do ano seguinte, 1910, ingressou na University of Wisconsin na cidade de Madison/WI nos Estados Unidos para cursar pós-graduação em Mecânica Industrial. Nesta universidade fez parte da Orquestra Sinfônica como flautista e foi responsável pela primeira execução do Hino Nacional Brasileiro nos Estados Unidos.
Em novembro de 1910, devido ao falecimento de seu pai, o Coronel Flamínio, foi forçado a retornar ao Brasil sem ter concluído a pós-graduação. A partir de 1911 dedicou-se ao comércio e indústria de madeira no povoado chamado Faxina de Itapeva, hoje cidade de Itapeva/SP, além de lecionar Matemática na Escola Agrícola Luiz de Queiroz em Piracicaba/SP.